sábado, 14 de maio de 2011

Quando estou sozinha

Eu sempre tive muito apreço por andar sozinha. Gosto dos meus amigos e de parte da minha família, sempre vou apreciar uma boa companhia para qualquer situação, mas fato é que sozinha tem um gosto diferente.

Sozinha eu crio meu próprio ritmo de caminhar: posso ir mais rápido se estiver com pressa ou posso diminuir o passo e apreciar a paisagem, ainda que seja a paisagem urbana pela janela do trem. Sozinha eu tenho a minha trilha sonora, eu posso ficar em silêncio, eu posso mudar de assunto e ainda assim acompanharei o raciocínio, porque a mudança de assunto repentina tudo tem a ver com a complexidade do rabo da lagartixa.

Sozinha eu posso rir e chorar e não ter que dar explicações plausíveis quanto a isso: eu rio porque eu quis rir e eu choro porque eu quis chorar. Sozinha eu não tenho motivos, e sou toda cheia de razões e argumentos.

Sozinha eu me completo, eu me adiciono, eu me esvazio. Sinto-me cheia de mim e vazia dos outros. Sozinha o tempo parece mais longo, as coisas parecem fazer mais sentido, e no entanto perdem todo o sentido ao me perceber sozinha.

Mas quando estou sozinha, eu canso de estar sozinha. É sempre quando estou sozinha que eu tenho os comentários mais engraçados, os assuntos mais pertinentes, as ideias mais loucas e coerentes. Quando estou sozinha, eu sempre vejo algo que me lembra alguém, e aí não adianta ligar ou mandar mensagem, o legal seria estar com alguém que visse e entendesse junto com você.

Quando estou sozinha eu percebo o quanto estar sozinha ainda incomoda.

Sozinha eu sinto falta dos outros. E com os outros eu quero estar sozinha.

6 comentários:

Chico Mouse disse...

Brilhante, amiga... você acabou de dizer tudo. A dor e a delícia de estar só.

Andarilho disse...

Resumindo, vc quer o que não tem.

Ana P. disse...

@ChicoMouse: A dor e a delícia, é bem por aí mesmo.

@Andarilho: E quem não é assim? A grama do vizinho é sempre mais verde, queremos algo a vida inteira e quando conseguimos, queremos voltar ao que tínhamos antes, sei lá. Nunca estamos plenamente satisfeitos... ou estamos?

AC disse...

Esse estar sozinho é desejável, apenas lhe falta a cumplicidade, alguém que saiba respeitar e partilhar essa forma de estar...

Beijo :)

jujudeblu disse...

O ruim é quando vc está com alguém e sente que está sozinha. Acho esse um dos piores paradoxos.

Andarilho disse...

O dia em que estivermos plenamente satisfeitos, será o dia em que morreremos.