quinta-feira, 9 de junho de 2011

.the end has no end.

É o fim.

Ouvimos a palavra "fim" e o sentimento pode ser de alívio, de melancolia, de saudade, de impotência. O fim pode ser comemorado ou lamentado, a depender do que ele finda. Um relacionamento, um almoço, um livro, uma canção. É o fim.

O fim de um parágrafo dá início a outro que em breve também findará.

Fim significa mudanças. O que acabou não será mais, e algo irá substituir ou faltar a partir daquele momento. Se acabou o doce, é hora de procurar outro, ou malhar para dar fim às calorias adicionadas ao corpo. Acabou o amor, vamos curtir a solidão ou dar início à busca de um novo fim.

Fim significa passado. Não existe o fim no futuro, pois não podemos prever o fim de nada. Você começou a ler um romance hoje, mas não sabe se acaba amanhã ou apenas daqui um mês, se é que vai chegar ao seu final. O fim foi. Um dia será. Mas não sabemos quando.

É o fim de uma era, é o fim de semana, é o fim dos tempos, é o fim da linha, é fim de carreira, é ponto final, é no final das contas, é para pôr fim na conversa, fim, finito, findou, fincou.

Dizem os entendidos que tudo o que um dia começa, um dia acaba. Que nada neste mundo é para sempre. Até nas metamorfoses da vida, algo se finda para que outro se inicie. Nenhuma transformação é efetiva se não houver o fim de qualquer coisa envolvida.

Quantas vezes desejamos o fim, e ele não chega? Quantas vezes não queremos o fim, mas ele se mostra? Quantos fins viveremos até o fim da vida?

Ainda não é o fim. Mas todos os dias eu acordo com essa sensação de que algo acabou em mim.

Deve ser o sono.

Nenhum comentário: