domingo, 15 de maio de 2016

[nem vem de garfo, que hoje é dia de sopa]

não é de todo ruim. parece que é porque em geral quando a gente se reúne é só reclamação, mas realmente não é de todo ruim.

tem umas contas pra pagar? tem.
tem umas neura meio louca de que a gente não tá no caminho certo? tem.
tem uns chefe chato, ou uns chefes incompreensíveis, ou umas chefes que não sabem nem o que estão fazendo ali? tem.
tem problemas de relacionamento com a família, com os amigos, umas coisas bem de adolescente que a gente fica com cara de q? tem.
tem ônibus lotado, metrô lotado, vizinho chato que liga a furadeira no sábado 08h da manhã? tem.
tem o marido/namorado maluco? ou a namorada/esposa difícil de lidar? tem. tem o síndico que acha que você tá fazendo barulho demais depois das 22h, ainda que o único barulho no seu apartamento nesse horário seja da sua respiração? tem.

a gente passa a adolescência e aquela fase esquisita e sem nome entre os 20 e os 30 anos querendo ser adulto, porque depois dos 30 tudo vai se ajustar. porque os adultos sabem o que fazem. porque os adultos são donos de si e da razão. porque os adultos parecem tão centrados e realizados e contentes com todas as escolhas que eles forçam a gente a fazer quando se tem 18, 20 anos. cara, quero ser adulta logo porque ser adulto é o máximo.

daí vem essa listinha de coisas ali em cima que não estavam no contrato de "quero ser adulto" que nos forçam a assinar. nada disso, a gente queria o apartamento próprio, a carreira maravilhosa, o amor pra vida toda, o carro na garagem. todos esses pormenores não fazem parte do pacote que os seriados da adolescência nos mostravam. daí é até normal você acordar num domingo preguiçoso e pensar se não existe uma cláusula do contrato que te permita revogar ele por inteiro e voltar pro colo da mamãe.

te adianto: não, o contrato é isso aí mesmo, ninguém mandou você não ler as letrinhas miúdas.

mas acredite no que eu disse logo no começo disso tudo: não é de todo ruim. tem umas coisas boas. se você paga contas, é porque você as faz. e se você está podendo fazer contas, alguma coisa dessa vida você está aproveitando. as neuras que batem de vez em quando é porque a gente ainda tem umas dificuldades em parar e apreciar aquilo que tá acontecendo naquele momento à nossa volta. ou simplesmente respirar. não há absolutamente NADA mais importante nessa vida do que respirar. o chefe tá chato? seja adulto e converse com ele sobre o que te incomoda. se você acha que realmente está sendo injustiçado, reclame. "ah, mas eu vou perder o emprego". ÓTIMO! assim você mexe essa sua bunda mole pra procurar algo que te faça mais feliz (e que tenha um chefe mais legal).

a família, os amigos e o amor da sua vida estão nesse mundo para somar, não para atrapalhar. vale a mesma prerrogativa: tá te enchendo o saco? fala "OW, PARA UM POUQUINHO!". dê um tempo pra você, vai passear sozinho e ver se ficar isolado é tão melhor do que ter essa gente louca por perto.

sobre o síndico: da próxima vez que ele reclamar, simplesmente diga "ah, tá bem". e vai seguir sua vida. ou acate a reclamação dele e faça mesmo menos barulho. uma das coisas mais maravilhosas em ser adulto é que a gente aprende finalmente que pode errar. tá tudo bem, somos humanos e humano erra. e melhor do que aprender que somos humanos, é aprender a assumir seus erros

e de preferência, corrigí-los.

Nenhum comentário: